terça-feira, 31 de março de 2009

1ª Curiosidade de 2009!


O quê é cãibra?
A cãibra é uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. São comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante.
Mas porque temos essa bendita dor?

A cãibra está diretamente ligada à prática de exercícios físicos, não é uma doença!
Como você sabe (será que sabe mesmo?), que existe a famosa Bomba de Sódio e Potássio, que é uma ação biológica realizada pelo organismo; onde para manter o equilíbrio eletrólico das células, a membrana plasmática faz com que entre íons de K+ entrem para célula e que saia os íons de Na- .’’Está certo ! Mas e as cãibras!? Onde entra em tudo isso?”
Bom como todo mundo já ouviu falar quando está com cãibra aquela famosa frase:
- Come banana!
Ai vem em mente o bentido Potássio!Agora você entende a importância desse elemento no organismo, sem ele essa bomba não funcionaria... Agora voltando à prática de esportes... Ao realizar exercícios físicos a quantidade de O2 que seu corpo precisa aumenta, e com esse aumento no metabolismo seu corpo começa a perder os Íons de Potássio (K+), resultando num processo de fermentação onde se acumula ácido lático e Íons de Sódio em suas células musculares!
Como isso é maligno para as mesmas, o corpo numa ação involuntária, transmite a sensação da Cãibra, a fim de impedir mais esforço físico, pois se ignorada irá resultar em complicações mais sérias (Isso já é assunto pra outra postagem).
Esperamos que nossos leitores tenham entendido esse fascinante (mais doloroso) , efeito biológico!

Isso já é assunto pra outra postagem. Aguardem...

Nenhum comentário: