quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Goleiro: a Alma da Defesa


"Toda GRANDE equipe começa com um grande goleiro". Barela (1998, p.85)


Vamos tratar de uma das mais importantes posições defensivas em quadra, a do goleiro.

Nosso amigo goleiro representa 50% da defesa do time e ele é a ultima barreira da defesa, então uma ótima formação dessa posição é essencial para a composição de um time campeão.


Começaremos pelas características psicológicas:

Coragem: dentre os requisitos, esse é o mais importante.

Calma (autocontrole): que lhe permite analisar com coerência a situações de jogo e tomar as decisões necessárias.

Concentração: para acompanhar o jogo e ordenar rapidamente as suas respostas.

Decisão: executar prontamente (sem hesitação) a resposta encontrada para a situação de jogo.


Características físicas:

Uma boa envergadura, entre 2,00m (masculino) e 1,82m (feminino), altura e peso entre 1,90m X 85 kg masculino e 1,75m X 70 kg feminino (não necessariamente), uma boa coordenação motora, destreza, flexibilidade e força.


Primeiro achamos uma pessoas com essas características, depois transformamos ela em um goleiro, mas você que pensa que um goleiro resume apenas em defender bolas, esta enganado, ele é muito usado em seleções mundiais como um auxiliador em jogadas.

Então é muito importante um goleiro saber fazer bons lançamentos, para ligar contra-ataques e também uma boa visão de jogo, pois sua visão é privilegiada, podendo orientar jogadores em quadra.


Mas bons goleiros não se formam do dia para a noite, é preciso uma preparação e uma formação do atleta. Então você jogador ao invés de tenta trucidar os goleiros em treinos com arremessos que parecem tiros, vamos tentar ensinar nosso companheiro com bolas colocadas no gol, sem violência, o seu goleiro ira agradecer, quem sabe melhorando e em um futuro, salvar bolas decisivas em jogos do seu time.

Nenhum comentário: